As tecnologias utilizadas pelo sistema Euro 6, podem ser divididas em 3 tipos. Vamos ver abaixo cada um deles:
REDUÇÃO CATALÍTICA SELETIVA (SCR)
O SCR inicialmente foi criado para atender o sistema Euro 5, com sua criação direcionada para a redução das emissões de óxidos de nitrogênio em veículos pesados.
Seu funcionamento, segundo o fabricante, reduz o óxido de nitrogênio (Nox) em nitrogênio diatômico (N2) + água (H2O) que são gases inertes para o meio ambiente. Sua principal característica é a utilização de um reagente químico para atender a legislação de emissões.
RECIRCULAÇÃO DE GASES DE EXAUSTÃO (EGR)
Outra alternativa, que ajuda na redução das fumaças pretas que ônibus e caminhões emitem é a EGR, que como o próprio nome já diz, realiza a recirculação dos gases.
Nesse processo, uma parte do gás recircula pelo sistema e se mistura ao ar atmosférico. Segundo o fabricante, “Esse processo, aliado à utilização de um catalisador de oxidação do diesel e um filtro para material particulado, faz com que o veículo atinja tanto os níveis exigidos de NOx (óxido de nitrogênio) quanto os de material particulado emitido para a atmosfera”.
USO DE DIESEL COM TEOR REDUZIDO DE ENXOFRE: S-10
Desde 2014, o diesel S10 tem sido comercializado em território brasileiro, tendo 8% de biodiesel e teor de enxofre de 10mg/kg.
O desenvolvimento do diesel S10, capaz de agir como solvente de sujeitas, tem como propósito a redução dos danos ao meio ambiente, diminuindo as partículas nocivas na atmosfera.
Comparado ao diesel S500, que é o diesel comum, o S10 possuí menos cetano, o que ajuda no aumento do desempenho do motor.
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