Sistema P.L.D Mercedes

Visando a melhoria nos gerenciamentos dos motores Diesel, a Mercedes- Benz Caminhões há muito tempo usa um sistema de gerenciamento eletrônico capaz de otimizar a eficiência energética dos motores da Série OM 900 e gerar significativa economia. Esse sistema fantástico conhecido como PLD (Bomba – Tubo – Bico) dotado de Unidades Injetoras, sensores, atuadores e ECUs de controle, fazem com que superem e muito as expectativas no que tange a potência, torque, economia e segurança ao dirigir.

 

Na fase atual, esse sistema encontra-se em versão para Euro V (equivalente ao P7 brasileiro), com uma ECU semelhante conhecida por MR, muito mais rápida ao executar suas rotinas. Além dessas ECUs de controle do motor, o sistema da Mercedes conta também com outras ECUs, mas nesse material, analisaremos o módulo mais comum que gerencia funções importantes no funcionamento geral do caminhão o ADM / FR.

 

Características do Sistema

 

A implantação do sistema com gerenciamento eletrônico, que faz o controle do regime de funcionamento do motor, exigiu modificações mecânicas com intuito de melhorar a queima do combustível e diminuir a emissão de poluentes. O sistema de gerenciamento da Mercedes-Benz é formado pelos seguintes componentes: sensores, atuadores, módulos de controle, indicadores e tomada para diagnoses.

 

Os sensores transformam sinais mecânicos e físicos em sinais elétricos, que são enviados para a Unidade de Comando Eletrônico (UCE), responsável pelo acionamento dos atuadores, que por sua vez transformam esses sinais em movimentos mecânicos. Os módulos eletrônicos que compõem o sistema são o de gerenciamento do motor, o PLD/MR e o de gerenciamento da cabine, ADM/FR. As informações são enviadas por meio dos cabos CAN.

 

As bombas injetoras são individuais em cada cilindro com acionamento mecânico e controladas eletronicamente por pulsos simultâneos vindo da ECU do Motor (PLD/MR). Com isso a eficiência da injeção é garantida e os níveis de injeção bem como débitos são exatos, pois são calculados pela ECU com base em informações precisas dos sensores estrategicamente colocados no motor.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.         

CNPJ: 43.494.615/0001-24

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