Alta no Valor do Diesel? Entenda o Motivo!

Um anúncio feito pela Petrobrás nessa segunda-feira, dia 09 de maio, indica um valor de reajuste de 8,87% para as distribuidoras no preço do diesel e com essa notícia, significa que no atacado, o preço do litro do combustível que estava na média de R$4,51 aumentará para R$4,91, sendo o primeiro reajuste em 60 dias, segundo a empresa.

Nos meses anteriores, segundo a estatal, a alta vinha sendo justificada pelos impactos causados pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia no preço do Petróleo: “Apesar da disparada dos preços do petróleo e seus derivados em todo o mundo, nas últimas semanas, como decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia, a Petrobras decidiu não repassar a volatilidade do mercado de imediato”, informou a empresa. “Após serem observados preços em patamares consistentemente elevados, tornou-se necessário que a Petrobras promova ajustes nos seus preços de venda.”

Já neste momento, a justificativa da nova previsão de aumento é o impacto que está sendo causado no balanço global do diesel, por uma redução da oferta frente à demanda: “Os estoques globais estão reduzidos e abaixo das mínimas sazonais dos últimos cinco anos nas principais regiões supridoras. Esse desequilíbrio resultou na elevação dos preços de diesel no mundo inteiro, com a valorização deste combustível muito acima da valorização do petróleo. A diferença entre o preço do diesel e o preço do petróleo nunca esteve tão alta”, informa a empresa na nota divulgada à imprensa.

Foi informado pela Petrobrás que o refino nacional não tem capacidade de atender a demanda do país como um todo, pois suas refinarias estão trabalhando próximo ao nível máximo.

“Dessa forma, cerca de 30% do consumo brasileiro de diesel é atendido por outros refinadores ou importadores. Isso significa que o equilíbrio de preços com o mercado é condição necessária para o adequado suprimento de toda a demanda, de forma natural, por muitos fornecedores que asseguram o abastecimento adequado”, explica a Petrobras em nota.

 

FONTES: Tv Jornal e Brasil de Fato.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.         

CNPJ: 43.494.615/0001-24

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
CNPJ: 43.494.615/0001-24